Chega a Cabo Frio um novo conceito em Pilates

Chega a Cabo Frio um novo conceito em Pilates
Localização: Rua Érico Coelho nº45-Sala 307- Lago Shopping

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Pilates ajuda na postura CERVICAL




A coluna cervical é formada por sete vértebras, cujo alinhamento ideal deve ter curvaturas naturais. A postura craniocervical é mantida pelo sistema neuromuscular, que trabalha constantemente para contrapor a força da gravidade e o próprio peso da cabeça, que tendem a desequilibrá-la anteriormente.
Quando inspiramos, a resistência nasal resulta no aumento do trabalho respiratório, uma vez que ela determina a necessidade de recrutamento dos músculos acessórios. Consequentemente, devido à sobrecarga e ao encurtamento desses músculos auxiliares da respiração, o crânio é tracionado para frente e para baixo, produzindo a posição anteriorizada da cabeça.
Já ouvimos falar muito de técnicas que utilizam a respiração como base para melhorias na postura. No método Pilates, inspiramos pelo nariz e expiramos pela boca. Isso ajuda a relaxar a musculatura acessória. Os exercícios trabalham a capacidade respiratória e a oxigenação, que tendem a diminuir em função de mudanças estruturais na coluna vertebral, que modificam o funcionamento do músculo diafragma e influenciam na deformação da caixa torácica.
De acordo com o estudo “Análise da postura craniocervical de crianças respiradoras bucais após tratamento postural em bola suíça”, a bola suíça (Stability Ball) utilizada no Pilates pode ser considerada um recurso terapêutico – principalmente em relação à coluna. Ela tem um caráter lúdico, garantindo melhor aceitação dos praticantes de alguma atividade. Além disso, exige maior controle corporal, incrementando o reforço muscular promovido pelos exercícios.
Mas não se esqueça! Qualquer tipo de movimentação nesse acessório deve ser assistida por algum profissional especializado na área.
FOnte: REvista pilates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário